Benefícios e Objetivos

A ABPMA será a casa do produtor, objetivando:
• Responder todas as perguntas e atender necessidades;
• Sanar dúvidas quanto ao manejo da produção;
• Dicas técnicas;
• Indicações de profissionais para as necessidades do produtor;
• Intermediar contato entre os produtores para a troca de experiências;
• Divulgação frequente de matérias sobre o mogno, provenientes dos mercados nacional e internacional;
• Ser uma fonte das informações de interesse dos associados;
• Promoção de seminários e encontros, com preços especiais para os associados;
• Divulgação da Associação e da espécie, em vários veículos de comunicação;
• Presença da ABPMA em eventos nacionais e internacionais ligado ao setor;
• Fomentar e enfatizar a mudança da mentalidade do que antes era uma madeira proibida e em extinção, para uma atual produção forte, em escala, e acima de tudo certificada;
• Planejamento da futura comercialização da espécie, visando potencializar os lucros do plantio.

Outros objetivos surgirão de acordo com as necessidades dos associados, que serão sempre levadas ao Conselho.

Ações Recentes

REALIZAÇÃO DO 2º SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MOGNO AFRICANO
Com um público estimado em 600 pessoas presentes, ministramos palestras dando enfoque tanto na parte técnica como na parte comercial. No Dia de Campo os participantes tiveram a oportunidade de ver vários estágios de crescimento do mogno e assistir a toda parte prática do plantio.
Objetivo: Informar e integrar os produtores de todo porte, e os interessados em iniciar produção.
Nos eventos onde a ABPMA estiver presente conseguiremos um desconto no pagamento para participação de associados (exemplo: Seminário de Pirapora, WorkShop de Goiânia, etc)

SUPORTE PÓS-SEMINÁRIO A TODOS OS PARTICIPANTES
Envio de certificado de comparecimento no 2º Seminário. Envio de DVDs com Palestras e o Dia de Campo, aos professores que participaram e quiseram divulgar o evento e usá-lo didaticamente nas universidades.
Atualmente temos estes DVD disponíveis para venda.

DIVULGAÇÃO EM TODA MÍDIA NACIONAL, de interesse dos agricultores e empresários em geral. Foram apresentadas várias reportagens nos meios de comunicação abaixo.

• GLOBO RURAL
• REVISTA ENCONTRO
• JORNAL VALOR ECONÔMICO
• SITE DO INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS
• SITE DO PAINEL ELETRÔNICO
• JORNAL ESTADO DE MINAS

Objetivo: estar sempre divulgando a espécie, para aumentarmos o número de plantadores

PALESTRAS POR TODO O BRASIL, a ABPMA está montando um programa para ministrar cursos em várias partes do Brasil (São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia). Buscaremos dentre nossos próprios associados, os plantadores mais experientes e os melhores profissionais neste tipo de cultivo para transmitir experiências reais e conhecimentos para todos que queiram se atualizar e aprender sobre o cultivo. Em breve teremos os cursos, divulgação de material on line, e DVDs informativos e práticos, para serem adquiridos.

PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS
Em parceria com a UFV Universidade Federal de Viçosa, e o Prof Antônio Lélis, divulgamos o mogno na Feira do Fazendeiro, no ano de 2012. Os visitantes assistiram em vídeo o 1º Seminário de Pirapora, reprisando as Palestras e o Dia de Campo. Houve exposição de móveis rústicos, elaborados pelo Prof Antônio com as cascas da madeira serrada, mostrando o amplo aproveitamento do mogno. Prof. Antônio Lelis elaborou um curso de dois dias para os interessados, e num dos dias, o engº agrônomo João Emílio fez sua palestra sobre o mogno.

CONFECÇÃO DE MÓVEIS DE MOGNO AFRICANO PLANTADO NO BRASIL, em parcerias, a ABPMA e o presidente da ABPMA, sr Ricardo Tavares, foi confeccionado o primeiro móvel de design de mogno africano produzido no Brasil. Uma bela mesa de 4,80 x 1,20 cm. Ela encontra-se na Atlântica Agropecuária, em Pirapora e poderá ser vista pelos que forem à fazenda.
Objetivo: Introduzir o mogno africano no meio da alta decoração moveleira, divulgando seu retorno ao mercado, como madeira de reflorestamento, ecologicamente correta. Já estamos em contato com designers brasileiros de renome mundial. Junto com alguns deles, pretendemos incentivar o uso do mogno, colocando-o em destaque como uma madeira altamente elegante e de fácil manuseio para produção de móveis.

Pretendemos fazer muito mais, para você e com você. Aceitaremos sempre sugestões de todos os associados, colocando estas sugestões e ideias em votação, nas reuniões de Assembléia.
Faremos desta Associação a sua casa, a casa dos produtores, dando suporte, fornecendo todas as informações necessárias para que sejam bem sucedidos. O sucesso dos produtores será a realização da ABPMA, que estará assim, atingindo seus objetivos.