O potencial da madeira revelado na obra de Paulo Alves

paulo_alvesPB

8 de março de 2016

A infância no interior e o legado de Lina Bo Bardi, os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista se misturam na obra de Paulo Alves, que completou recentemente 20 anos de carreira. A inventividade e maestria no trabalho com madeira são marcas do trabalho de Paulo Alves, que teve seu aparador Mogno reconhecido com o Prêmio Madeiras Alternativas no Salão Design 2016.

Antes de sua atuação como designer, Paulo trabalhou como arquiteto no escritório de Lina Bo Bardi e também no Instituto Bardi, integrando a primeira equipe de pesquisa a inventariar os arquivos da arquiteta, para produção do livro e da exposição sobre a mestra italiana logo após sua morte, na década de 1990. Essas experiências consolidaram a influência central que o trabalho e o pensamento de Lina desempenham sobre Paulo, que via nas reflexões dela sobre a cultura e o saber populares um vínculo direto com a infância que teve no interior, e uma possibilidade de resgatá-la em seu próprio trabalho. “Para mim, mais abrangente que o raciocínio construtivo é o desejo de revelar a essência e o potencial da madeira. Jogar luz sobre essa riqueza tão grande e mal explorada no Brasil”, frisa.

mognooooo

As linhas retas, que marcam os primeiros tempos da produção de Paulo Alves, guardam referências da formação do arquiteto na Escola de Engenharia da USP de São Carlos e das primeiras impressões do designer quando foi morar na cidade de São Paulo. O aparador Mogno, reconhecido com o Prêmio Madeiras Alternativas, foi criado pensando na robustez da madeira e nos veios diferenciados. Para introduzir essa nova espécie o Paulo Alves procurou fazer um móvel com linhas leves. Quando visto de frente, os pés se sobrepõem, criando um efeito interessante e deixando o desenho ainda mais delgado.

Na parte superior, para mostrar a beleza dos desenhos da madeira manteve-se o máximo possível a espessura original. Quando olhamos os topos é possível ver os raios de crescimento. Uma concavidade foi feita no tampo para servir como suporte, uma fruteira, o que você quiser, além de revelar desenhos orgânicos e inesperados. Um móvel de grandes dimensões para valorizar toda a unicidade do mogno africano.

Tags:, , ,

Fonte:http://www.salaodesign.com.br/blog/o-potencial-da-madeira-revelado-na-obra-de-paulo-alves/