1º Grande Encontro Nacional do Mogno Africano ABPMA
Aconteceu em agosto o 1º Encontro Nacional do Mogno Africano. Nem poderia ser diferente, mas o assunto era sempre o mogno africano em todas as rodas de conversas, nos jantares, nas visitas. Como foi bom encontrar tantos plantadores, pesquisadores e interessados na espécie, se reunindo em clima descontraído e amigável. Começamos na noite do dia 02 no restaurante Mangal das Garças, com uma mais que merecida homenagem ao nosso amigo de tantos anos, Prof Ítalo Falesi, acompanhado de sua família. Foi emocionante para todos nós ouvirmos o relato de sua trajetória profissional e familiar. Quanto exemplo de vida e realizações!
No dia seguinte o encontro foi na Embrapa Amazônia Oriental, com mais homenagens prestadas ao Prof. Falesi e ao Prof. Urano, precursores de toda nossa história. Sob as árvores mães pudemos escutar das fontes originárias com tudo aconteceu até chegarmos aos dias de hoje. Várias palestras de valor e bem ilustradas foram dadas no auditório da Embrapa, pelos palestrantes Prof Falesi, Ítalo Falesi Bittencourt, Dr Urano de Carvalho, Flavius Rubira, Milton Frank, Luciana Maluf, Raphael Cruz, Daniela Cursino. Assuntos importantes que envolveram toda a plateia, com direito a debates e troca de informações.
O dia 04, sexta feira, foi o dia de passearmos pelo interior do Pará, visitando fazendas com diversos tipos de plantios de mogno, solteiro e consorciados. Foi a oportunidade de vermos o futuro de nossas árvores e porque o Pará é considerado o berço do mogno africano no Brasil.
A noite foi de celebração e encerramento de nosso Encontro, em uma cervejaria bem animada de Belém, a Cervejaria Cabôca, com muita música, muito riso e abraços de despedidas, já combinando nos vermos no 2º Encontro Nacional do Mogno.
Para ver mais, segue link do nosso canal no Yotube:
https://youtu.be/gUzWEDx1ZoI
E fiquem ligados em nossas redes sociais para mais novidades e notícias do Mogno:
https://www.instagram.com/abpmaoficial/
created with