23° Encontro de Associados, em Caçu, Goiás

Tivemos a satisfação de reencontrar muitos dos nossos associados na 23ª Reunião de Associados que aconteceu em Rio Verde e Caçu, Goiás, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Para os que não puderam comparecer contamos com a bendita tecnologia e transmitimos ao vivo todas as palestras e vídeos que foram gravados nas visitas de campo.

“Foram dois dias de muito aprendizado de uma forma diferente, em que pudemos ver toda a cadeia do mogno africano, desde a derrubada de árvores na Fazenda Ribeirão dos Paula, até produtos acabados feitos na Mais Verde, com a madeira da floresta.”

 

A Fazenda Ribeirão dos Paula, localizada em Cachoeira Alta e a Mais Verde, empresa de beneficiamento, localizada em Caçu, pertencem aos nossos associados Romero Romão e sua filha Daniela Romão. Já conhecidos por todos os associados pelo engajamento, estudo, dedicação e inovação em relação ao mogno africano, assim como o Cabral, parceiro da família nesse empreendimento.

No dia 30 de junho, na parte da tarde, iniciamos o encontro com palestras de total interesse dos associados. Os temas abordados pelo palestrante Lucas Benso, pesquisador na Unesp, na área de Fitopatologia foram: Morte súbita nas árvores de mogno e A importância da poda na qualidade da madeira. Acompanhando on line essa apresentação, estava o Dr. Rafael Ferreira Alfenas, doutor em fitopatologia, com um vasto currículo florestal. Além de professor da UFV, é um dedicado pesquisador em busca da causa da morte súbita. Apresentou os resultados que obteve até a data.

A seguir tivemos presente on line, a Apex Brasil, com quatro integrantes de sua equipe. Deram um show de apresentação, conselhos práticos, e um panorama real das dificuldades e caminho a seguirmos rumo à exportação. Finalizamos o dia com um jantar no próprio hotel, com os amigos associados.

No dia 1º de julho rumamos para Caçu e Cachoeira Alta, para nosso dia de campo. Lá tivemos uma ilustrativa palestra no meio da floresta, com o Prof Robson Schaff Correa, da UFG de Jataí, GO, e membro da equipe ABPMA de pesquisadores. Responsável por projeto de pesquisa da Mais Verde, em que analisa e avalia a madeira de desbaste. Voltamos à Caçu para visita técnica na serraria da Mais Verde. A Daniela Romão fez uma palestra muito explicativa sobre todo processo de beneficiamento, com demonstrações in loco, sobre as peculiaridades da serragem e secagem da madeira em estufa. Concluímos não ser tão simples e que precisamos aprender os melhores procedimentos para potencializar o aproveitamento da madeira.

Visitamos no centro da cidade a loja da Mais Verde, com seus produtos de esmerado acabamento. As compras não poderiam estar de fora! Todos quiseram levar pelo menos um produto utilitário de mogno africano produzido pela colega associada.

Encerramos o encontro com um jantar gourmet na cidade de Rio Verde e ali nos despedimos, ansiosos pelo próximo encontro que já tem data para acontecer: 21 a 23 de outubro na cidade Tiradentes, MG.

Muita surpresa virá!