Impactos diretos das mudanças climáticas nas florestas plantadas – por Milton Frank

Com a contribuição do nosso amigo e colaborador Milton Frank, complementamos o assunto sobre as mudanças climáticas nas florestas plantadas

1- Perde-se o histórico do clima nas regiões.

2- Incerteza sobre a quantidade de chuvas por ano.

3- O tempo do período seco é alterado tanto para

maior como menor.

4- Regiões onde não nevava ou tinha geadas,

passam a ter estes fenômenos.

5- Em algumas regiões os ventos se tornam mais

fortes e aparecem até fenômenos como ciclones,

furacões, micro-explosões, que simplesmente derrubam

ou decepam grande parte das árvores.

6- Aparece em alguns lugares a necessidade de irrigação, e em outras regiões as mudas e árvores acabam morrendo devido aos alagamentos.

7- Novas condições de temperatura podem tornar inadequada a espécie de árvore que foi plantada na floresta comercial.

8- Altera as características e propriedades da madeira podendo ficar mais dura ou mais macia, apresentar pequenas ou imensas diferenças em sua coloração, além da resistência ao cisalhamento, ponto de ruptura e outros indicadores técnicos.

9- Muda-se completamente o planejamento do manejo florestal. Exemplo: em regiões onde ocorrem geadas passa-se a ter a necessidade de se fazer prevenção contra as geadas, etc…

10- Muda o desenvolvimento da floresta plantada na região. Umas florestas passam a se desenvolver mais rapidamente e em outras lentamente.

11- Nas regiões onde ocorrem aumento de temperatura, aumenta a incidência de incêndios florestais, favorecidos pelo fogo espontâneo causado pelo atingir da temperatura de ignição dos combustíveis existentes nas florestas (mato seco, madeira seca e outros). O aumento da temperatura junto com o fator vento incrementa a quantidade de incêndios causados por fagulhas ou brasas.

12- Em algumas regiões os ventos ficam mais fortes e faz com que as árvores entortem o que não é bom para quem produz madeira nobre a nível comercial.

13- Surgem novas pragas e doenças.