A ABPMA mantém um inventário atualizado do mogno africano de seus associados, que esteja disponível para comercialização, e onde estão localizados estes produtores. Os interessados na compra são direcionados para o produtor que melhor atender àquela demanda, em relação à proximidade geográfica, capacidade de entrega, e disponibilidade da madeira específica requisitada. Em caso de uma demanda de grande quantidade de madeira os associados formam grupos específicos, em que regras de comercialização são regidas por um “Termo e Normas de Comercialização ABPMA”. Estes grupos irão atender a cada solicitação. Após avaliações e comparações dos preços de madeiras nobres no mercado nacional, os associados da ABPMA fizeram sua Tabela Referência, que serve como balizador para a venda do mogno jovem. Os preços poderão sofrer alterações dependendo de cada negociação.
O relatório ITTO Tropical Timber Market (TTM), é um periódico internacional, publicado a cada duas semanas, com o objetivo de fornecer atualizações sobre o mercado internacional de madeira.Contém as cotações de diversos tipos de madeiras comercializadas, notícias dos países de procedência, e outras notícias referentes ao mercado mundial da madeira. É uma boa fonte de informações atualizadas e onde o interessado poderá acompanhar a cotação internacional do mogno africano de procedência africana.
No ano de 2016 iniciamos nosso contato com a Tramontina Pará para que conhecessem o mogno africano, com o objetivo de que fosse colocado em sua linha de produção. Fizemos uma grande encomenda de pequenos objetos da linha da Tramontina que fossem com a logo da ABPMA e entregue aos nossos associados. Porém como imprescindível especificação, pedimos que os objetos fossem entregues em mogno africano. A fábrica, para nos atender, buscou o mogno africano em florestas adultas do Pará e consequentemente testou e aprovou a madeira. Após algum tempo tivemos a satisfação de sermos comunicados que devido a beleza da madeira e sua trabalhabilidade, a Tramontina estaria lançando um catálogo Premium com objetos de mogno africano, que pode ser acessado pelo site da Tramontina, com belos produtos em linha. Nosso mogno africano produzido no Brasil está em mais de 170 países, em que a Tramontina atua. Para consolidarmos essa parceria, fizemos uma reunião de Associados no Pará, visitando a Embrapa PA e a Tramontina, on de fomos muito bem recebidos e pudemos ver o mogno em linha de produção na belíssima fábrica.
Buscando introduzir o mogno jovem no mercado nacional e mostrar a beleza da madeira ao público varejista, a ABPMA fez uma parceria com a Fubbá.Objetos Inteligentes. Uma parceria que movimentará o cenário do Mogno Africano no Brasil, pela sua criatividade, interação de atividades ligadas ao setor moveleiro e as florestas de mogno. Através de uma curadoria feita pela Fubbá, foram selecionados os designers parceiros, agora também parceiros da ABPMA, para produção de objetos com o Mogno Africano. Serão criados concursos para incentivar estudantes a trabalhar com a madeira, e os premiados também terão suas peças à venda no site. A Fubbá, como empresa sempre preocupada com a sustentabilidade, destinará um percentual de suas vendas para compra de mudas de mogno africano que serão doadas para um associado escolhido da ABPMA, que cuidará da floresta até o final. Serão chamadas de Fubbá Florestas Inteligentes. O site de vendas da Fubbá.Objetos terá uma seção exclusiva para a venda dos objetos produzidos com mogno africano criados pelos designers e também objetos assinados pela ABPMA.
created with