NOTA DE ESCLARECIMENTO – Informações não verdadeiras sendo divulgadas pelo Brasil

NOTA TÉCNICA ABPMA SOBRE A MATÉRIA DIVULGADA HOJE (13 de dezembro de 2023) PELO JORNAL VALOR ECONÔMICO:

No dia 26 de julho de 2023 a ABPMA concedeu uma entrevista para o Jornal Valor Econômico, na qual foram apresentados dados e projeções sobre o mogno africano no Brasil, inclusive com o fornecimento de farto material para a entrevistadora, a fim de embasar seu artigo com os números fornecidos e premissas utilizadas.

Pedimos enfaticamente à jornalista Cibelle Bouças que sua matéria nos fosse enviada antes da publicação para validação das informações. Infelizmente nossa solicitação não foi cumprida.

Hoje fomos surpreendidos com a matéria publicada no Jornal sem a devida revisão.

Os dados colocados no último parágrafo afirmam que “os produtores filiados à ABPMA vendem madeira de árvores mais jovens e têm lucro de R$300 mil a R$500 mil por hectare, segundo Fonseca”.

Para nossa segurança gravamos toda a entrevista, e afirmamos que os valores citados não se referem ao mogno jovem por hectare, como colocado na matéria. Estes valores se referem a uma projeção para o ciclo completo até a floresta adulta, e ainda consideram, neste maior valor, um cenário de exportação, ainda a ser prospectado, o que não foi destacado na matéria.

A ABPMA tem feito um trabalho incessante de divulgação das reais projeções de lucratividade para a cultura do mogno africano no Brasil, sempre ressaltando as diversas variáveis que podem influenciar este resultado, como: espaçamento, adubação, irrigação, desbastes, forma de venda da madeira (em tora, serrada, em forma de produto acabado, etc).

Diversas postagens são feitas periodicamente em nossos canais oficiais de comunicação (site, Instagram, canal do YouTube).
Como exemplo citamos a “Roda de Conversas” veiculada nesta última segunda feira, dia 11/12/23 no canal do YouTube da ABPMA, cujo tema foi “Mitos e Verdades sobre o Mogno Africano”, na qual nossos entrevistados debateram as bases para projeções atuais e alertaram para valores com poucas chances de concretização.

Combatemos e repudiamos a divulgação de estimativas fora da realidade. O mogno africano é um ótimo investimento, mas deve ser embasado em números e critérios bem definidos, com lastro e premissas sérias, para bons resultados futuros.

Todas as informações estão à disposição dos interessados para consulta em nossos canais oficiais.

Atenciosamente,

DIRETORIA ABPMA