Segue abaixo uma pequena pesquisa que sem pretensão de precisão, e mais como um olhar generalizado e intuitivo sobre o mercado mundial de mogno africano. O Ricardo, presidente da ABPMA, pediu a um amigo que lida com mercado madeireiro e florestas na Europa e África, que respondesse algumas perguntas que elaboramos.
O Khaya ivorensis provem da África da Oeste (Cote d’ivoire, Ghana, Liberia …) mas também encontra-se na África Central, na República Democrática du Congo (ex- Belga), Republique du Congo (ex- Frances), Camarões e Gabão. Não tem plantações de mogno ainda e a produção provem da exploração das florestas naturais. Quer dizer que para as empresas européias presentes na África é difícil desenvolver o Khaya, já que esta espécie não é muito abundante nas florestas nativas da África Central e que na África do Oeste, quase não tem mais florestas e nem plantações. A maioria das exportações provem da África Central.
O mercado principal do Mogno é Inglaterra e Estados Unidos em substituição do swietenia macrophylla. Não á tão utilizado na França, mas é conhecido. Acredito que a grande atração do Khaya provem do mercado anglo-saxão. As utilidades são: marcenaria e carpintaria. (não é para construção )
Na maioria dos países africanos, a exportação das toras é proibida. Esta medida foi tomada para promover o processamento local. A exportação é totalmente proibida em Camarões, Costa do Marfim, Gabão e num futuro próximo será também proibida nos outros países. Nos poucos países onde ainda tem exportação de toras, a malha logística não permite desenvolver muito esse tipo de exportação. O preço da Madeira serrada está entre 550 Euros/ m3 e 700 Euros/ m3 FOB . Acho que estes preços não representam o potencial do produto, já que o mercado não foi muito trabalhado. Porém é muito abaixo dos preços que vocês nos mostraram.
Espessor 26 – 52 cm e comprimento standard
As pessoas que contatei são da África. Parece que o mercado principal não é a Franca. Porém Khaya é claramente uma espécie interessante do ponto de vista comercial pela sua semelhança com Swietenia. A situação difícil da África explica porque as empresas africanas de origem européia do setor madeireiro não fazem esforços para desenvolver o produto.
Para desenvolver esse mercado, mais matéria prima é necessária. Hoje as empresas respondem à demanda sem estratégia comercial.
O Mogno (Khaya ivorensis) é uma espécie muito interessante, particularmente para o mercado americano. Encontrei na Colômbia um investidor que está semeando Caoba ( a versão Swietenia). Ele me assegurou que o mercado americano está procurando por tudo quanto é lado Mahogany. A sua previsão de preços em 10-15 anos fica muito acima dos preços atuais para madeira serrada. Porém os preços que vocês indicaram não são os preços constatados no mercado atual.
created with