Semana Criativa de Tiradentes 2022

Seguimos nos preparativos para nossa participação na STC (Semana Criativa de Tiradentes), de 20 a 2 3 de outubro. Na mesma semana acontecerá a 24ª Reunião de Associados ABPMA, nos dias 21 a 23 de outubro.

Um grupo de renomados arquitetos foi convidado a participar junto aos artesãos locais para desenvolverem juntos os objetos e móveis que estarão expostos em vários lugares da cidade de Tiradentes. A cidade encantadora nos transporta para XIX, quando Tiradentes alcança grande importância política, e em 1938 foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).

A STC ocupa de forma artística vários pontos de destaque da cidade por onde as pessoas perambulam em visitação. Jantares de patrocinadores para seus convidados, palestras, festas de comemorações para encontro de profissionais do setor de arquitetura, decoração e indústrias de produtos dessas áreas, acontecem dia e noite, agitando a cidade, ocupando os restaurantes e pontos turísticos.

A ABPMA estará presente em alguns desses pontos mostrando o mogno, e principalmente em uma inusitada instalação ao ar livre e aberta para a apreciação de todos que estiverem na cidade. A instalação criada pelo designer Paulo Alves tem sua assinatura no estilo marcante de seu trabalho com madeira. Foi criado um “Arvoredo” de mogno africano que será estruturado com peças finas, tipo sarrafos, formando uma floresta estilizada com altura de 2,30 metros.

Fiel à nossa proposta deste ano de nos aliarmos a outras empresas fabricantes de matérias primas que realcem a madeira, fizemos uma parceria com a Ecosimple Tecidos Sustentáveis. A Ecosimple disponibilizará no local, tecidos em formato de folhas, que serão usados para as pessoas deixarem suas mensagens e serem penduradas no Arvoredo, criando a integração dos dois materiais e natureza: árvores e folhas, madeira e tecido.

Essa exposição será montada no Largo de Sant’Ana, na Rua Direita. Esse Largo abriga o Museu de Sant’Ana (www.museudesantana.org.br )conhecido internacionalmente por seu acervo das imagens de Sant’Ana datadas de vários séculos, e visita imperdível na cidade.

As equipes da ABPMA e da Ecosimple estão montando uma programação artística para acontecer no local do arvoredo, e em conjunto produzirão banquetas de mogno africano com tecido da Ecosimple para as pessoas descansarem apreciando a instalação. Essas banquetas serão doadas para a futura Escola de Design de Tiradentes.

O fornecimento das peças já cortadas e acabadas para o Arvoredo, e os banquinhos, será feito pela Madeira Real Serraria e Acabamentos, do nosso associado, Samuel Reis. –